terça-feira, 3 de agosto de 2010

" Fátima é o nome de uma taberna..."

Vá.... uma pequena Homenagem ao grande visionário.


Jornal de Letras 17 a 30 de Junho de 2009

Fátima é o nome de uma taberna de Lisboa onde às vezes...eu bebia aguardente.Um momento...Não é nada `disso...Fui levado pela emoção mais que pelo pensamento,e é com o pensamento que desejo escrever.
Fátima é o nome de um logar de província,não sei onde ao certo,perto de um outro logar do qual tenho a mesma ignorância geográphica mas que se chama Cova de qualquer santa. Neste logar-em um ou no outro-ou perto de qualquer deles,ou de ambos, viram um dia umas creanças aparecer Nossa Senhora, o que é, como toda a gente sabe, um dos privilégios infinitos a que se não parte a corda.
...e assim como passou a haver "liberdades" em vez de" liberdade", assim tambem passou a haver crenças em vez de crença, fés em vez de fé, e vários outros plurais ainda mais singulares.
...Seja como for, o facto é que há em Portugal um lugar que pode concorrer vantajosamente com Lourdes. Há curas maravilhosas, a preços mais em conta; há peregrinações que dispensam o combóio (criação do estúpido etc!).
...O negócio da religião a retalho, no que diz respeito à Loja de Fátima, tem tomado grande incremento, com manifesto extase místico por parte dos hoteis, estalagens e outro comércio desses jeitos - -o que, aliás, está plenamente de acordo com o Evangelho, embora os católicos não usem lê-lo -- não vão eles lembrar-se de o seguir! Com efeito diz-se no Evangelho,cuidando-se de bens materiais," Buscai-vos o Reino de Deus e todas essas coisas vos serão acrescentadas ".

Fernando Pessoa